About Rufino Gujamo

Rufino Carlos Gujamo (Professor Auxiliar) é Doutor em História pela Universidade de Lisboa, Mestre em Estudos de Conflitos e Governacão pela Africa University no Zimbabwe e Licenciado em Relacoes Internacionais pelo Instituto Superior de Relacoes Internacionais, em Maputo. Trabalhou como Jornalista na Rádio Capital em Maputo, entre 1998 e 2005, onde desempenhou, sucessivamente as funcoes de Chefe de Redacao e Gestor de Programas.

De 2003 a 2013 trabalhou para o Ministério de Ensino Superior, Ciência e Tecnologia, onde assumiu, sucessivamente as funcoes de Chefe de Departamento Central de Comunicacao, Director Nacional de Comunicacao e transferencia de tecnologia e porta-voz do mesmo Ministério. No Ministério em referência liderou diferentes iniciativas de promocao da comunicacao de ciência e/ou jornalismo cientifico. Entre 2020 e 2021 actou como consultor Nacional da UNESCO para a elaboracao do mapeamento da investigacao científica e inovacao em Mocambique, documento publicado em fevereiro de 2021.
Actualmente é Director Nacional de Formacao e Comunicacao em Saúde no Instituto Nacional de Saúde (INS), em Mocambique e tem vindo a implementar programas de formacao em comunicacao na área de saúde orientada para jornalistas. Igualmente, Rufino Gujamo tem lecionado na Universidade Joaquim Chissano, em Maputo.

Rufino Gujamo Sessions

sjf24 banner X